Hoje celebramos o Dia Internacional do Museu com 3 sugestões perfeitas para o final de tarde. Deixe-se submergir na cultura e aproveite ao máximo as visitas guiadas e as exposições gratuitas que o nosso circuito de museus tem para lhe oferecer. 

"A Coleção Moderna e a sua relação com o Estado Novo", Museu Calouste Gulbenkian, 17h45 às 18h15

A visita guiada de Penelope Curtis pretende responder a um leque de questões que ainda pairam no ar da arte portuguesa: "Por que razão o Estado Novo está tão pouco representado na coleção? O que significa o termo ‘Moderno’ e de que maneira a presente disposição cronológica é um ensaio para minorar o preconceito modernista? Que tabus ainda existem sobre estas questões e de que maneira a coleção espelha este problema?" Uma experiência a não perder. 

“Um Músico, Um Mecenas”, Museu Nacional da Música, 18h00

Este é um concerto integrado no ciclo “Um Músico, Um Mecenas 2017”. Maria José Falcão e Anne Kaasa dão voz ao Violoncelo Stradivarius Chevillard – Rei de Portugal (1725) e ao piano Bechstein (1925), instrumentos de valor histórico único da coleção do Museu, num concerto que promete ser inesquecível. 

 

"Madonna. Tesouros dos Museus do Vaticano", Museu Nacional de Arte Antiga, 18h30

Aproveite a entrada gratuita para ver uma exposição única composta por um conjunto de obras das famosas coleções dos Museus do Vaticano. Pela primeira vez em Portugal, a exposição inclui pinturas de Primitivos italianos, de grandes mestres do Renascimento e do Barroco, além de notáveis tapeçarias e códices iluminados. 

Consulte todo o programa aqui.