Habitualmente conhecida pelos looks que partilha no seu Instagram e no blog Diary of Fashion, a blogger Sara Meess aceitou o nosso desafio e partilhou connosco as suas makeups e inspirações para este Halloween!

Tudo começou no ano passado quando criou a sua primeira maquilhagem e utilizou latex líquido, que não sendo nenhum cosmético é mais fácil ser encontrado à venda. “Depois de muita procura, já em casa com algum material, desde espátulas, cera sfx, látex líquido, arame, decidi experimentar no braço para ver a reação da minha pele e inclusive saber como o produto funciona.”, partilhou Sara com o BE TREND. Esta primeira maquilhagem abriu as portas para um novo mundo: o sub-mundo do Halloween!

Para as suas maquilhagens deste ano a pesquisa começou cedo: “Depois de 2 meses a pesquisar, finalmente tinha decidido por um look, mas trabalhar com látex é tão desafiante que não aguentei ficar apenas com um look. Comecei a preparar tudo nas 2 últimas semanas de Setembro.” E, ainda, confessou ao BE TREND que já está a pensar no próximo Halloween! Mas não se preocupe, com as dicas da Sara, irá conseguir a sua maquilhagem em muito menos tempo e com resultados assustadoramente incríveis.

Fique a conhecer o “modo de preparação” das 3 makeups de Halloween pela Sara Meess:

O look Minnie em 5 passos

Tempo de criação: 2 horas

Este look foi uma recriação da @ellimacssfx.

1. Optei por uma caixa de unhas postiças quadradas para mais tarde vir a cortar em forma de dentes bicudos. A mais valia desta caixa é que trás as unhas de vários tamanhos, sendo que podemos jogar depois no look – para não ser tudo igual.

2. Farinha para culinária – é sem dúvida o segredo para este look! O Látex é muito líquido e faz com que o processo de “altura” demore mais tempo. Decidi então – a olho – misturar latex numa tigela de plástico com farinha, para engrossar e envolver com uma espátula. Et voilà, temos uma papa. Demora mais tempo a secar devido às bolhas de ar que ficam na papa, mas após a sua aplicação, usei o secador a frio/morno para acelerar o processo.

3. Repeti o processo 3 vezes para que tivesse a altura desejada, depois de secar um pouco, coloquei os dentes intercalados e pus mais uma camada de látex para os suportar.

4. A parte das orelhas foi feita a cartolina, com detalhes em látex e coladas a uma bandolete preta. Para a cabeça, comprei uma “bald cap” em cor de pele para poder esconder bem os cabelos e a linha do cabelo e depois então uma proteção de cabeça preta para colocar por cima.

5. Os detalhes da minnie, da cabeça, foram desenhados com o eyeliner Lottie London.

Produtos usados:
Base Liquida – NYX – Can’t Stop,Won’t Stop
Sombras – Paleta Morphe – 350 Nature Glow; (Lookfantastic)
Sombras – L’Oréal – La petite Palette (26R502)
Eyeliner – Lottie London – Stamp Liner
Sangue – Snazaroo
Látex Líquido – Party y Fiesta

O look ZOMBIE em 8 passos

Tempo de criação: 2h30min / 3h

1. Comecei por misturar, novamente, o Latex com a farinha num recipiente e moldar a prostética num molde/busto.

2. Fiz um círculo, e depois de ter a altura desejada (bastante alta, visto que iria para zona dos olhos, e para não ter os dentes a magoar), coloquei os dentes cortados à medida desejada, inclusive usei as partes que sobravam do corte para fazer dentes minúsculos e afiados.

3. Após colocar a base na face, com um lápis delineei a zona para colocar as prostéticas. Manchei com pinturas faciais pretas na zona delineada e após pintei por cima com o eyeliner para um efeito mais profundo à volta dos olhos. Na zona delineada coloquei a primeira camada de latex (látex e farinha). Enquanto secava, passei para as prostéticas.

4. O latex mesmo depois de seco, fica um pouco a colar e para poder pintar por cima, coloquei o pó translucido. Hora de pintar: Base líquida e depois fazer efeito com as sombras – usei 3 cores – castanho escuro, vermelho e laranja.

5. Colei as prostéticas com latex na zona dos olhos (sem apanhar sobrancelhas!) e fui espalhando o látex à volta para que desse um efeito mais real. Para esse efeito usei uma camada do látex e coloquei algodão por cima e mais uma camada de látex. Até cobrir a zona desejada. Já em processo de secagem, com a ponta de uma espátula, abri pequenos buracos no latex e puxei para a zona desejada para fazer efeito de pequenas irregularidades. Cobri tudo novamente com a base líquida e sombras para ficar tudo uniforme. Repeti o mesmo processo para o outro olho.

6. Acrescentei ainda na zona do nariz com látex e na zona do canto da boca, uma boa camada alta para colocar dois dentes.

7. Para finalizar, com a sombra amarela e um pouco de água, dei pequenas pinceladas nos dentes para não serem tão brancos.

8. Hora de meter o sangue. Com uma escova de máscara de pestanas, molhei no sangue e espalhei suavemente pequenas quantidades pelas prostéticas, para dar efeito de salpicos e depois então pus o sangue diretamente na zona desejada.

Produtos usados:
Base Liquida – NYX – Can’t Stop,Won’t Stop
Sombras – Paleta Morphe – 350 Nature Glow (Lookfantastic)
Sombras – L’Oréal – La petite Palette (26R502)
Eyeliner – Lottie London – Stamp Liner
Pó translúcido – NYX – Can’t Stop, Won’t Stop
Lápis de olhos – L’Oréal
Sangue – Snazaroo
Látex Liquido – Party y Fiesta
Látex Líquido – Party y Fiesta

O look CLOWN em 6 passos

Tempo de criação: 2h30min / 3h

1. Depois de delinear com um lápis a zona pretendida para colocar o látex, comecei por usar na face a cor branca de pinturas faciais, ao de leve, até cobrir toda a zona.

2. Neste look, o látex não podia nem ser muito líquido nem muito grosso. Com uma espátula reta e quantidades pequenas de látex, coloquei em cima da linha delineada e repeti o processo 10 vezes. Aproximei o mais possível junta à linha dos olhos e das sobrancelhas, mas sem pôr em causa o meu bem-estar. (O látex faz arder junto aos olhos, devido à sua composição química).

3. Após ter a altura pretendida (e tinha que ser bem alta para dar profundidade e um aspeto de “rio”) por dentro pintei com uma sobra preta/castanha e depois com o batom líquido,

4. Para dar um aspeto mais real, decidi, voltar a fazer o truque do látex com a espátula, para fazer pequenos buracos e twists. Na face e no pescoço. Dentro da camada coloquei o sangue e deixei escorrer.

5. Usei farelo de aveia para dar um efeito de larvas.

6. Para este look, tive que comprar um vestido para sujar e uma espécie de tu-tu de ballet para crianças para fazer a gola.

Produtos utilizados:
Extensões de cabelo – Milk&Blush
Sombras – Paleta Morphe – 350 Nature Glow (Lookfantastic)
Sombras – L’Oréal – La petite Palette (26R502)
Batom líquido: Quem Disse Berenice
Sangue – Snazaroo
Látex Liquido – Party y Fiesta

NOTA: O látex líquido não é um cosmético. O látex agarra tudo, cabelo, penugem é preciso ter muito cuidado. Usar roupa velha e pinceis velhos ou que não se utilizem, pois o látex não sai da roupa. Infelizmente, ainda não encontrei à venda em Portugal, removedor de látex, portanto é importante ter cuidado em retirar em certas zonas. Aconselho a água micelar tripla da Neutrogena, pois ajuda um pouco a remover o látex da face.

Artigo publicado a 30.10.2019