Coco Chanel, Anna Wintour, Grace Vreeland, Anna Delo Russo, Carine Roitfeld, Diane Von Furstenberg – estes são alguns dos nome das mulheres que marcaram a história da moda e o revolucionaram a forma como nos vestimos. Em forma de celebração do Dia Internacional da Mulher, escolhemos outros três nomes de mulheres menos conhecidas mas com tanto ou mais para contar:

Elsa Schiaparelli – Era considerada a arqui-inimiga de Gabrielle Chanel. Verdade ou rumor, a estilista italiana agitou o mundo inteiro com a sua criatividade out of the box. Schiaparelli marcou a moda de uma forma irreversível com a criação do rosa-choque e com a adaptação das artes plásticas aos seus looks. Em oposição às criações práticas de Coco, Schiaparelli inspirou-se em Salvador Dalí e Marcel Duchamp, criou peças de roupa originais e encarou a moda como uma forma de expressão e arte. 

Iris Apfel – Sempre que pensamos nas it girls do momento, imaginamos um certo tipo de pessoa: alta, magra, jovem e com milhares de seguidores nas redes sociais. Apfel não é nada disso mas é o epítome do conceito – no auge dos seus incríveis 96 anos, ela é a definição de fashionista. Trabalhou como designer de interiores, com importação de objetos e tecidos exóticos, mas foi a sua imagem única que a tornou num ícone de moda. De óculos de massa preta, vestes coloridas e montanhas de acessórios, não há nada de minimal nem básico na sua figura, apenas a certeza de que a constante valorização da beleza jovemnão é o cânone que se que impõe.

Grace Coddington – Já alguma vez se questionou quem é que está por trás dos grandes editoriais de moda publicados pela Vogue americana? Nós respondemos: Grace Coddington. Foi em Londres, nos anos 60, que teve o seu primeiro contacto com moda – a sua beleza característica e o seu cabelo ruivo (ainda hoje uma marca inconfundível) foram a combinação perfeita para os seus trabalhos como modelo. Da frente da lente para os bastidores, Coddington tornou-se diretora criativa de uma das maiores revistas do mundo e criou imagens complexas, dramáticas e distintas que ficarão para sempre na história da moda.