Tempo de leitura: 6 min e 40 seg

As lentes de contacto oferecem inúmeras vantagens para os seus utilizadores. Para além do lado estético, as lentes de contacto oferecem uma visão mais nítida e liberdade de movimentos. No entanto, existem algumas limitações e cuidados a ter para que a utilização das lentes de contacto seja benéfica para os seus olhos.

Siga as indicações da Optometrista Credenciada Optivisão, Carina Rodrigues, e saiba mais sobre o uso das lentes de contacto:

1. Como sabemos se a nossa visão está apta ou não para utilizar lentes de contacto?

Hoje em dia, o uso de Lentes de contacto é estendido a quase todas as pessoas, com diferentes idades e diferentes erros refrativos. Deve fazer acompanhamento com o seu profissional da visão para que este, através de um exame preciso, determine se está apto ou não para usar as lentes de contacto.

2. Quais as vantagens da utilização das lentes de contacto?

As lentes de contacto são muito práticas para o dia-a-dia, proporcionam uma visão mais nítida em todas as direções, sem que haja perda de campo visual nem distorção da imagem. As lentes de contacto são cada vez mais confortáveis e oferecem uma maior liberdade de movimentos, quer para a prática desportiva, quer para outro tipo de atividades físicas.

3. Quais as complicações mais comuns para quem usa lentes de contacto?

Na maioria dos casos, as complicações com lentes de contacto surgem pelo mau uso. Fazer um uso abusivo das lentes de contacto pode causar úlcera na córnea, devido à falta de oxigenação, levando à perda de visão. Dormir com lentes acarreta também ferimentos na córnea, pois durante o sono a produção de lágrima é muito menor possibilitando a contaminação e propagação de bactérias. A falta de higiene na limpeza e manutenção das lentes de contacto provoca graves alergias. O uso de lentes de contacto aumenta o risco de conjuntivites.

4. Podemos utilizar lentes de contacto coloridas sem precisarmos de realizar um exame visual?

As lentes de contacto corrigem qualquer tipo de problema visual e podem também ser usadas apenas para mudar a cor dos seus olhos, porém, nunca use lentes de contacto, de qualquer tipo, sem falar primeiro com o seu profissional de visão. As lentes de contacto são dispositivos médicos e só podem ser prescritos por um profissional autorizado.

5. Que cuidados devemos ter na utilização de lentes de contacto?

As lentes de contacto são uma alternativa segura ao uso de óculos, desde que sejam recomendadas pelo seu profissional da visão e cumpridas as regras de limpeza e cuidados de modo a evitar complicações. Enumero alguns cuidados:

– Lavar sempre as mãos antes de manusear as lentes;

– Utilizar apenas os produtos recomendados pelo seu profissional da visão para limpeza das lentes e estojo das mesmas, não usar soro fisiológico ou água;

– Massajar bem as lentes para eliminar os depósitos;

– Não dormir com as lentes;

– Não usar as lentes na Praia ou Piscina;

– Respeitar o prazo de validade;

– Colocar sempre as lentes antes da maquilhagem e retirar as mesmas antes de desmaquilhar;

– Trocar o estojo porta-lentes de 3 em 3 meses;

– Retirar as lentes se sentir algum desconforto ocular e procurar o seu profissional da Visão;

Marque um exame ocular com um optometrista Optivisão e saiba quais as lentes mais indicadas para a sua visão.

Carina Rodrigues,

Optometrista Credenciada Optivisão

Artigo publicado a 02.02.2020