O verão está cada vez mais perto do fim. Porém, há diversos metros quadrados espalhados pela capital com vistas sobre terra e água, urbano e história, confusão e evasões, que valem a pena visitar. Conhece poucas vistas panorâmicas em Lisboa, vai sempre a correr para casa para fugir ao trânsito ou está sempre a adiar a decisão de ir tomar um cocktail depois do trabalho? Temos 5 sugestões perfeitas para si:

Rio Maravilha

Localizado na LX Factory, em Alcântara, é no antigo complexo fabril que este rooftop nos apresenta uma vista entre a Ponte 25 de Abril, passando pelas docas de Alcântara até parte da Avenida 24 de Julho. O acesso pode passar despercebido, contudo é simples: percorre a avenida principal da LX Factory, entra no último prédio à direita e vai de escadas ou de elevador até ao 4º andar. O mais fascinante neste espaço é o seu cunho sinestésico: há diferentes luzes, cores e projecções que aparecem defronte dos nossos olhos, sem convite, e que conjuntamente com os sons que remontam ao Brasil e ao soul Americano, conduzem-nos a uma nova dimensão. Quando entrar neste rio percorra todo o espaço e deixe-se levar pelo seu design (principalmente as casas de banho)!

Le Chat

Conhecido pelo “cubo de vidro”, é perto do Museu Nacional de Arte Antiga e localiza-se na Rua das Janelas Verdes, perto de Santos. Virado para o Tejo, tem um variado leque de refeições ligeiras, servindo também cocktails próprios. O Le Chat está aberto todo o ano, tendo aquecimento na esplanada no Inverno. Podemos ler, na descrição do espaço na página de Facebook, que este é “um telhado, que é um miradouro, que é uma esplanada”: venha acompanhado e comprove por si as vistas sobre Almada e sobre o Rio.

Pharmacia

É no Museu da Farmácia no Miradouro de Santa Catarina (na Rua Marechal Saldanha), que encontramos o imponente edifício que alberga a esplanada Pharmacia. Funcionando como restaurante, tem três petiscos por dia e um cocktail inspirado nas tradições portuguesas, no que toca a bebidas. É neste palacete amarelo que pode descansar logo a seguir ao almoço (o restaurante não fecha após esta refeição), e descansar nos bancos e espreguiçadeiras que a Pharmacia disponibiliza no seu vasto relvado. Aconselhamos: ideal para um sunset!

TOPO Chiado

É o filho mais novo da família TOPO e partilha com o TOPO do Martim Moniz (o primeiro a nascer no cimo do centro comercial da Praça Martim Moniz) uma vista sobre o castelo de S.Jorge, contudo, o TOPO Chiado localiza-se nos Terraços do Carmo. Aberto de manhã à noite, o espaço divide-se em dois: cocktails e refeições ligeiras. Se desejar beber um cocktail, poderá fazê-lo entre espreguiçadeiras e sofás, porém, se desejar um petisco, faça-se acompanhar de amigos após subir as escadas para a zona reservada para tal efeito. Com o sol a pôr-se ou já no escuro da noite, suba às alturas e desfrute de estar no TOPO.

Este Oeste

Em solo firme e não com a cabeça no ar, encontramos na cafetaria do Centro Cultural de Belém (CCB), conhecida sala de espectáculos, o Este Oeste, onde a sua esplanada recebe os seus convidados com uma vista para o Tejo e para o Padrão dos Descobrimentos. Com uma zona lounge no meio de relva (não sintética) e com espreguiçadeiras à mistura, o restaurante serve refeições Italianas e Japonesas, trazendo a Belém o melhor de ambas as cozinhas, desde a pizza ao sushi.