Categoria: Lifestyle
Título: 5 formas de gostar mais de si mesma no novo ano
Tempo de leitura: 3 min e 29 seg
Data: 8 de Janeiro, 2021

Já temos objetivo para 2021: trabalhar no amor-próprio! Reunimos 5 formas de gostar mais de si mesma no novo ano.

O amor-próprio, ou selfcare, resume-se a ações do dia-a-dia e às escolhas que fazemos. O que fazemos em cada segundo do nosso dia para provarmos a nós mesmos que somos merecedores de amor e do melhor que a vida tem para nos dar. Se é difícil pensar assim todos os dias? Sim, é! Mas é por isso que aqui estamos. Aqui estão 5 ações que pode realizar para se amar mais neste novo ano:

  

1. Fale consigo como falaria com um(a) melhor amigo(a)

O relacionamento mais importante da nossa vida é aquele que temos connosco. Então, por razão não dizemos a nós mesmos as coisas bonitas e amigáveis que dizemos a amigos e a familiares?

Faça uma lista de todas as formas como trata as pessoas que ama. Faz-lhes surpresas? Envia-lhes mensagens de “boa noite”? Faz-lhes elogios? Diariamente olhe-se ao espelho e faça pelo menos 1 elogio concreto a si mesmo de manhã e diga “boa noite” antes de ir dormir. Por fim, cada vez que tiver um pensamento negativo sobre si mesmo pergunte-se: diria isso a um grande amigo que estivesse a sua situação? Claro que não!

2. Diga “não” sempre que quiser realmente dizer “não”

Imponha limites claros daquilo que quer ou não permitir na sua vida. Dizer “não” não significa que é egoísta, significa que sabe os seus próprios limites e que os quer ver respeitados.

Cada vez que dizemos “sim” quando na verdade queremos dizer “não”, colocamos as opiniões e as necessidades dos outros acima das nossas, o que constrói uma sensação de que não somos a prioridade na nossa vida. Portanto, é simples: diga sim quando quiser dizer sim e não quando quiser dizer não!

  

3. Faça mais pausa e divirta-se mais

Por vezes levamos a vida demasiado a sério e falta uma coisa apenas: diversão pura e simples. A meio do dia pare, faça play numa música e dance durante 5 minutos sem limites! Compre um puzzle e dedique uma noite inteira a completá-lo. Veja um episódio de uma série de guilty pleasure na hora de almoço.

4. Faça promessas…para si mesmo(a)

O amor próprio precisa de ser treinado, adquire-se com a prática. E como é que se pratica? Cumprindo promessas que fazemos a nós mesmos. Tem de construir confiança na sua própria palavra. Prometeu que ia acordar mais cedo amanhã para ir fazer uma corrida de 15 minutos? Então vá mesmo! Lembre-se de que cumprir as suas próprias promessas constrói autoconfiança. 

5. Não descure a nutrição, mas não coma com culpas

A alimentação serve como informação que diz ao nosso corpo o que fazer e como se sentir. Deve amar o seu corpo o suficiente para o nutrir com o que o faz sentir melhor. A alimentação saudável é importante, mas o prazer de comer algo que adora sem culpa ou privação também é importante. Assim, não se sente presa a uma regra que nunca pode ser quebrada.