Maria Guedes dispensa apresentações. O seu blog de moda e lifestyle tornou-se o ponto de partida das tendências nacionais e um local de culto das mulheres portuguesas contemporâneas. Mas não se fica por aqui, entre sessões fotográficas, produção de conteúdos e organizar o famoso Market Stylista, Maria junta vários títulos ao currículo mas afirma que ser mãe é o papel que executa melhor.

Num final de manhã divertido, em plena Avenida da Liberdade, Maria juntou-se à Tod’s e partilhou os acessórios perfeitos para oferecer no Dia da Mãe. Foi entre saltos na cama e sumos de laranja à beira da piscina que conversámos sobre o amor que é ser mãe.

 

Quais as palavras que escolheria para descrever a maternidade?

Alegria, emoção, plenitude, felicidade, preenchimento e… Cansaço!

 

Como é que espera que os seus filhos descrevam a sua infância quando forem mais velhos?

Como uma infância feliz, cheia de amor, beijinhos, brincadeiras, viagens, férias, primos, amigos, animação. Espero que valorizem esta riqueza de afectos e de experiências.

 

Qual sua coisa favorita que a Pia ou o Manuel já fizeram ou disseram?

Uma vez perguntei ao Manel (nos anos) qual tinha sido o melhor presente que já tinha recebido; ele respondeu-me ‘a mana’. Fiquei derretida! Não estava à espera; ele adora brinquedos e a resposta mais previsível seria um Lego ou um boneco de Star Wars. Noutra ocasião viu que eu e o pai estávamos a discordar de qualquer coisa e obrigou-nos a dar a mão e dar um beijinho. Também me caiu tudo!… É um amor o Manel e a ideia de família e união são muito importantes para ele. A Pia é mais ‘furacão’ e faz-nos simplesmente rir o dia todo!

 

Como escolheu os nomes de seus filhos?

O nome do Manel foi escolhido depois de muita discórdia; não foi a primeira opção mas foi sem duvida a melhor. É um nome mais tradicional e tem tudo a ver com ele. O nome Pia veio de uma amiga da minha sobrinha que se chama Maria Pia. Estávamos sempre a ouvir ‘a Pia isto, a Pia aquilo, a Pia vem cá dormir, vou de férias com a Pia’ e adorámos o nome! Já sabíamos que se tivéssemos uma filha ia ser Pia. Antes de ser planeada já estava decidido o nome dela. Tem tudo a ver também porque a personalidade dela é muito exuberante e o nome – que hoje em dia é pouco comum – fica-lhe bem. 

 

Qual é o seu lugar favorito para passear em família?

Gostamos de ir para a praia; é onde estamos todos felizes. Eu com o sol, o Miguel com o surf e os miúdos com os mergulhos.

A maternidade mudou seu estilo?

Sim, o meu estilo passou a ser bastante mais prático. Já quase não uso saltos e não me maquilho como maquilhava antigamente (quando tinha mais tempo).

 

Que lições de estilo irá ensinar-lhes?

Quanto mais simples melhor, e qualidade é melhor do que quantidade.

 

Qual é a única coisa que descobriu apenas depois de ser mãe?

A única coisa que descobri depois de ser mãe foi que a vida que tive antes (de o ser) ainda era só um aquecimento para o que realmente importa e me faz feliz.

 

Qual é o melhor conselho que sua mãe lhe deu? 

Não é o melhor mas é o mais frequente: usar sempre protector solar e repor constantemente. (nunca dei grandes ouvidos e hoje em dia arrependo-me).

 

Fotografias – Louie Thain

Com um agradecimento especial ao Valverde Hotel.