Tem as cores na ponta dos dedos e, no olhar, a jovialidade dos seus 27 anos, Sofia Alves é empreendedora de alma artista de coraçãoPara celebrar os 17 anos de Christopher Bailey, a Burberry apadrinhou 3 associações de apoio à comunidade LGBTQ (saiba tudo aqui) e, até 28 de Fevereiro, qualquer compra na loja Burberry da Avenida da Liberdade terá direito a um saco especial, personalizado pela artista e inspirado nas cores da comunidade.

Sofia Alves é uma artista portuguesa licenciada em Design Gráfico e especializada em Design Têxtil pela Chelsea College of Arts. É apaixonada por cor, criatividade, pintura, fotografia e música: “Eu licenciei-me em design no Iade. Após o curso, decidi parar durante 6 meses para viajar. Fui 3 meses para o sudeste asiático e posso dizer que mudou a minha vida – foi uma viagem que me influenciou imenso porque tive contacto com a população e vi-os a trabalhar de uma forma artesanal. Foi aqui que percebi que era isso que eu queria fazer! Eu sempre gostei muito de pintura e arranjar uma maneira de a incorporar em padrões, de modo a dar-lhes vida. Então, fui tirar um mestrado em design têxtil, em Londres. Estive lá durante um ano e foi uma das melhores fases da minha vida em termos criativos“, conta a artista.

Regressou a Portugal e decidiu arregaçar as mangas e pôr mãos à obra: “Quando voltei, comecei a estagiar com o Filipe Faísca mas sempre quis começar a minha própria marca. A meio do estágio, fui convidada para fazer parte do Centro de Inovação da Mouraria. É uma incubadora de artes criativas, um open space em que os artistas estão a trabalhar todos juntos e podem desenvolver a sua marca durante 4 anos. Eu sou pintora e ilustradora e o meu trabalho consiste em criar padrões para empresas e marcas. Já fiz padrões para marcas de roupa, biquinis, objetos de decoração e até já fiz blogues. Neste momento, estou a tentar desenvolver a parte mais artística da minha marca e é aqui que entra a Burberry. Como forma de comemorar a última coleção do Christopher Bailey para a marca, a Burberry Portugal decidiu agarrar numa artista que conseguisse articular o seu ADN e o seu sentido estético com a imagem da Burberry. Como esta última coleção é inspirada na comunidade LGBTQ e é super colorida, a marca acreditou que eu seria a artista indicada para pintar uma tela especial e o packaging dos clientes que façam compras na loja!”

Fotografias – Dário Branco