Tempo de leitura: 1 min e 50 seg

Neste momento tão delicado e de isolamento, onde todos estamos em casa, precisamos de dar ainda mais asas à criatividade e não parar de imaginar. 

Falámos por isso, com Simone Matos do Jasmin Project, um projeto muito interessante e que promete ajudar todos a dar asas à criatividade e criar verdadeiras obras de arte através da colagem criativa. Fique a conhecer melhor este projecto tão inspirador.

Fala-nos um pouco acerca do Jasmin Project e como este se iniciou.

Jasmim Project é um projecto de Colagem Criativa, caracterizado por um senso de mistério e sonho. Criado há cerca de cinco anos quando comecei a fazer recortes, colar e criar com uma sensibilidade estética bastante detalhada. 

Recorto texturas e elementos que suscitam interesse e componho numa peça no seu todo. Na colagem recrio atmosferas caracterizadas por um estilo gráfico delicado e poético, expressando a minha essência através da montagem de pequenas peças que, cuidadosamente, as ligo entre si. 

Contam uma história, transparecem uma elegante forma.

 

A minha primeira colagem Jasmim (imagem à direita) é uma composição entre arte, cores, texturas e elementos femininos – a base de todo o meu projecto de colagem criativa. Inspiro-me, maioritariamente, na beleza feminina, em texturas, nos tons neutros que me tranquilizam.

Jasmim-colagem-criativa01

Qual a tua maior fonte de inspiração?

A essência feminina é a minha maior inspiração. Inevitavelmente ligo sempre uma colagem – que é construída e pensada no momento – a alguma situação ou significado especial. Mas o mais engraçado é que cada pessoa a interpreta de forma diferente e isso faz a magia da colagem!

E o mais recente movimento criativo #recortaecolaJasmin, adaptado a esta fase que todos vivemos, como surgiu?

Sabia que tinha de fazer algo com o meu projecto e, assim, surgiu esta ideia de movimento criativo.

Imaginei. Idealizei. Espalhei a palavra. Em casa, em segurança, é possível teres um momento de mindfulness que agora, mais do que nunca, é bem necessário para alcançares e foco no momento criativo. 

Este movimento #recortarcolarjasmim surge com o intuito de te ocupar o tempo, reorientando a atenção para o aqui e para o agora. Com a colagem aprendes a controlar a mente, diminuindo o stress e reencontrando a paz na vida (e neste momento em particular). 

Quais as dicas que podes dar a quem quer também iniciar o movimento e dar asas à imaginação?

#DICA 1

Começa por reunir revistas, flyers, rótulos de embalagens, jornais, tudo o que seja de papel. Neste momento não importa se é bonito, importa que para ti faça sentido! Só precisas de alguma imaginação.

#DICA 2

Após reunires o teu material, começa a recortar. Reúne os recortes, espalha-os na tua mesa ou até no chão e começa a criar um puzzle com as peças. de seguida, abre asas à imaginação! Imagina, recorta, cola e cria… como uma terapia!

Jasmim-colagem-criativa05

#DICA 3

Cria as tuas obras e partilha através das hashtags #recortarcolarjasmim no Instagram! 

Jasmim-colagem-criativa06

Fique a conhecer melhor todas as criações do Jasmin Project aqui.

Artigo publicado a 24.04.2020