Quem não quer evitar, ao máximo, ter olheiras? Além de disfarçar (e existem tantos produtos no mercado à nossa disposição), existem outros hábitos que deve adoptar para atenuá-las.

Em primeiro lugar, convém explicar o que são as olheiras: derivam de uma acumulação de pigmentos sanguíneos na zona ocular, derivada de má circulação. Existem vários factores que alteram o tom dos vasos capilares, sanguíneos e linfáticos além do factor mais conhecido – o cansaço. Também a genética, a alimentação e a utilização de aparelhos electrónicos, como o computador e o telemóvel, influenciam as olheiras.

Dito isto, deixamos alguns passos para que evite ao máximo as “malditas” olheiras:

1. Para ler e trabalhar aparelhos electrónicos, como computador, tablet ou telemóvel, faça-o a uma distância de, pelo menos, 50cm.

2. Consuma muitas verduras e vitamina C, que vão melhorar a oxigenação dos tecidos.​

3. Depois de um (ou até vários) dias de trabalho ou de actividades cansativas, precisa de estar com o seu melhor ar? Temos um truque que nunca falha: humedeça dois algodões com loção hidratante e deixe-os no congelador uns minutos. Depois, aplique sobre os olhos. Isto vai acelerar a circulação e o desinchar da zona.

4. Sempre que puder, evite o café. Quanto melhor dormir, menos cansaço e, claro, menos olheiras.

5. Quando aplicar o seu hidratante específico para esta zona (não deve ser o de rosto), faça-o com uma massagem suave, para ajudar na circulação.

E a regra de ouro… Durma! Não só em quantidade como também em qualidade.