Os sapatos de salto alto podem ser um desespero – a calçada portuguesa, as ruas a subir, o desequilíbrio e o desconforto fazem parte do nosso dia-a-dia. Mas prometemos que a tarefa de desfilar pelas ruas e conquistar tudo e todos com o seu andar digno de modelo está mais fácil. Basta pôr em prática as nossas dicas:

– Colocar o calcanhar primeiro e depois a ponta do pé (nunca ao contrário!)

Pode parecer óbvio, mas é um dos melhores truques! A melhor forma de manter o equilíbrio e ter um andar natural é apoiar primeiro o salto e só depois a ponta do pé.

– Pequenos passos, sempre!

O uso dos calcanhares torna o passo mais curto do que o normal, logo, terá que dar mais passos para percorrer a mesma distância. Mas não se preocupe, devagar se vai ao longe!

– Devagar…

Não vale a pena correr. Nem tente impressionar com um andar muito rápido. Mantenha um ritmo de andar confortável, mesmo que seja lento – e lembre-se que andar devagar dá uma sensação de confiança maior!

– Incline-se ligeiramente para trás

Este é o truque mais difícil de seguir. Ao inclinar-se ligeiramente para trás, o seu peito e tronco são empurrados para a frente, o que confere maior equilíbrio e estabilidade.

– Em frente é o caminho

Visualize uma linha reta e siga-a. Estabeleça o seu ponto de destino, desenhe mentalmente uma reta e caminhe com confiança até ao fim.

– Arquear o pé ligeiramente

Passo a passo (ou se sentir o sapato a escorregar), arqueie o pé para pressionar o interior do sapato – desta forma, o sapato não sai do pé.

– O sapato tem de servir!

Seja como a Cinderela – o sapato tem de servir na perfeição. Se os sapatos são inadequados, a tarefa de caminhar de forma natural torna-se impossível. Se os sapatos estão ligeiramente grandes use uma sola em gel para aconchegar melhor o pé (o que também torna o sapatos mais confortável). Se são muito pequenos, considere levá-los ao sapateiro para os esticar.