Tempo de leitura: 7 min 12 seg
Data: 17 de julho, 2021

A época dos saldos é das mais ansiadas por quem não consegue resistir a uma peça de roupa nova, mas também esconde algumas armadilhas a que é preciso estar atento. Preparamos as compras nos saldos deste ano com algumas dicas para tirar o máximo proveito dos descontos.

Dicas para fazer boas compras nos saldos

Veja que peças lhe fazem mais falta

A preparação para fazer boas compras nos saldos começa por analisar aquilo que já tem. Abra o armário e passe-o a pente fino, para saber que peças lhe fazem mais falta.

Não significa que só vá comprar as peças de que precisa, mas pelo menos ganha um foco e não vai simplesmente deambular pelos sites ou pelas lojas.

Defina um orçamento

Um dos maiores desafios de quem vai às compras nos saldos é não gastar mais do que devia – e evitar o arrependimento que se segue à felicidade de ter novas roupas ou sapatos.

Defina um orçamento máximo para as suas compras e procure cumpri-lo.

aproveitar saldos

Confira as condições de devolução

Quer esteja a comprar online ou numa loja, confira sempre as condições de devolução, para garantir que não fica com uma peça da qual não gosta ou que não lhe serve.

Ao fazer compras online, garanta que compra peças que são do seu tamanho.

Ao comprar em lojas, é normal que estas estejam cheias em época de saldos e que, por vezes, a fila para os provadores seja quase tão assustadora como a fila para as caixas. Se optar por não experimentar as peças, tenha também o cuidado de comprar o seu tamanho.

Compras em loja? Agende dia e hora para ir às compras

É preciso tempo, disponibilidade e paciência para ir às compras nesta altura: as lojas estão cheias, há filas para os provadores e para as caixas, e as prateleiras estão quase sempre desarrumadas.

Escolha um dia para ir às compras, idealmente durante a semana. Se puder, vá a uma hora pouco movimentada, mas o mais importante é que vá num momento de descontração para si.

Se tiver pouco tempo, opte por comprar em lojas online, como a Betrenstore.pt.

roupa

Aproveite para comprar melhor

Os saldos valem mais a pena quando aproveitamos para comprar produtos de boa qualidade. Por esta altura, esqueça as marcas mais baratas: pense que os descontos são sempre proporcionais e, por isso, ficam maiores quanto mais alto for o preço base da peça.

Se aproveitar quando vai às compras nos saldos para espreitar aquelas marcas de melhor qualidade, verá que, mesmo comprando menos peças no total, fica mais bem servido – quer em qualidade dos tecidos, quer em tempo de vida útil dos produtos.

Olhe bem para as etiquetas

Anote estas duas formas fundamentais de avaliar as etiquetas das peças quando vai às compras nos saldos: por um lado, preste muita atenção a qualquer referência a defeitos no produto; por outro, avalie o preço com espírito crítico.

Começamos pelos defeitos nas peças: do ponto de vista legal, eles não impedem a venda da peça, mas é obrigatória a inclusão de uma etiqueta que os aponte e alerte o cliente.

Nessa etiqueta está não só a referência ao facto de a peça ter defeito, como também a descrição do defeito. Use-a para avaliar se, mesmo nessas condições, a peça é um bom negócio para si.

Depois o preço: lá porque uma peça está em saldo, não significa que seja um bom negócios. Compare o preço atual com o preço original e avalie, com honestidade, se o desconto é mesmo assim tão especial.

Escolha peças que ultrapassam tendências

Muitas das peças que estão com os descontos maiores durante a época de saldos são específicas de determinada tendência da época – e isso não acontece por acaso. Quando alguma peça é demasiado específica tem um tempo de venda mais curto.

Para quem vai às compras nos saldos, no entanto, esta pode ser uma armadilha. Os saldos marcam o fim da estação e abrem espaço às peças da nova coleção.

Ora, se hoje comprar uma peça que é muito específica de uma tendência desta estação, significa que está a gastar dinheiro numa moda que já está a morrer. Contas feitas, dificilmente valerá a pena o investimento.

Assim, o melhor é que as compras nos saldos rendam peças que sirvam por várias épocas. De resto, é assim que se fazem as contas: o preço de uma peça deve ser considerado não pelo que custa no momento, mas pelo tempo em que a peça vai poder ser usada.

 

Uma última nota vai para as compras por impulso: por muito que goste de ir às compras nos saldos e que lhe ofereçam bons descontos, evite comprar coisas sem pensar sobre como vai usá-las e como farão sentido no seu armário.

Aproveite ainda para ver várias ideias de prendas para amiga que prometem não falhar.