Para aproveitarmos um dos dias com sol e calor que o Outono nos deu, conversámos com Catarina Gouveia numa esplanada na baixa de Lisboa. A actriz conta-nos tudo sobre o seu novo estilo de vida, que inspira aos milhares de seguidores nas redes sociais,

É claramente uma adepta do estilo de vida saudável, que partilha diariamente nas redes sociais, mesmo tendo uma vida com horários um pouco “loucos”, devido à sua profissão. É possível?

É possível, sim. Tudo depende da organização que nós temos. Acordo realmente muito cedo mas retiro sempre algum tempo para me poder organizar, especialmente na cozinha. Tudo começa na alimentação.

Tenho sempre uma lancheira, organizo tudo e levo sempre a minha alimentação, de forma a não cometer desvios. Também acho que é uma questão de prioridades  em relação ao exercício físico: arranjo sempre tempo para ir ao ginásio ou fazer algum exercício ao ar livre.

Quando uma pessoa quer muito, consegue sempre. Conseguimos sempre algum tempo para cuidarmos de nós.

Que dicas dá a quem está a querer adoptar novos e melhores hábitos mas não sabe por onde começar?

Acho muito importante que a pessoa possa ver, diariamente, os seus objectivos. Porque a pessoa tem sempre um objectivo mas se não se foca no mesmo diariamente acaba por se diluir “no dia-a-dia”, dispersa!

Sejam quais forem: perder peso, ser mais saudável. É importante, para estarmos focados, termos um contacto visual diário daquilo que queremos atingir.

Outro ponto importante é a ida ao supermercado: não trazer para casa aquilo que não se pode comer. Porque se trouxermos é inevitável que vamos comer. Encher o frigorífico de frutas e vegetais e a dispensa de aveia e outras coisas saudáveis.

Também acho importante que, nas redes sociais, se sigam perfis que promovam aquilo que nós queremos seguir.

As diferenças que se nota depois de entrar nesse caminho vão bastante além de uma melhor figura…

Vão, vão! Tudo muda… Mudam as unhas, o cabelo, a pele. Tudo de forma bastante significativa. Tudo muda para muito melhor!

O que me levou a mudar os meus hábitos foi exactamente um problema de pele: eu tive acne, devido a uma disfunção hormonal, e consegui limpar a minha pele em apenas dois meses, apenas graças à alimentação.

E, hoje em dia, sinto-me muito melhor. Tenho muito mais energia no dia-a-dia! Quando comemos comidas “pesadas”, uma feijoada ou um cozido (por exemplo), uma pessoa parece que fica mole, com sonolência. Porquê? Porque a energia do nosso corpo está a ser gasta para fazer a digestão daqueles alimentos. O nosso corpo não está preparado para digerir certos alimentos e a energia está lá toda. Quando nos alimentamos com alimentos que o nosso corpo está preparado para digerir, temos muito mais energia e muito boa disposição.

Também vemos no seu Instagram que adora partilhar o seu estilo, que é bastante actual. Quais são as suas peças preferidas no momento?

Estou muito virada para as botas over the knee. Adoro! Acho que fazem um look. Outra peça é o casaco de cabedal preto. Depois sou de básicos: jeans, t-shirts básicas. Preto, cinza e branco!

Em termos profissionais, o que gostava de fazer a longo prazo?

Gostava de fazer cinema, de experimentar. É um registo diferente e tenho algumas expectativas de que seria uma experiência interessante e até engraçada.

 

Mantenha-se a par de todos os bons hábitos que Catarina inspira pelo Instagram e pelo Snapchat (categouveia).

Fotografia: Dário Branco