Tempo de leitura: 4 min 40 seg
Data: 26 de junho, 2021

A pele é o nosso primeiro cartão de visita e ninguém gosta de andar com ela estragada ou com aspeto pouco saudável. Sabendo que o envelhecimento da pele é inevitável a longo prazo, há algumas rotinas que podem atrasar o processo e garantir uma tez perfeita por mais tempo. Descubra-as.

Como atrasar o envelhecimento da pele

1. Use sempre proteção solar

De verão como de inverno, nunca saia de casa sem passar protetor solar no rosto e em todas as partes do corpo que estiverem expostas. Se é verdade que um tom moreno fica sempre bem, é igualmente verdade que o sol é um dos principais responsáveis pelo envelhecimento da pele, por isso proteger-se é um investimento a longo prazo. E não se esqueça dos óculos de sol.

protetor solar

2. Respeitar as horas de sono

A expressão “sono de beleza” não nasceu do nada: o sono tem, sim, impacto no envelhecimento da pele. Respeitar as horas de sono diárias é meio caminho andado para evitar o envelhecimento da pele, uma vez que o cansaço a deixa marcada, baça e sem vida.

3. Apostar na vitamina C

Poderoso antioxidante, a vitamina C ajuda a atrasar o envelhecimento da pele porque estimula a produção de colagénio.

Claro que consegue vitamina C em alimentos (como a laranja), mas também vale a pena considerar o uso de um creme hidratante que a tenha entre os principais ingredientes: sempre é uma aplicação direta na pele, o que favorece a absorção.

laranjas na piscina

4. Manter uma dieta saudável e sem fumo

O que comemos também se reflete em nós – sobretudo se incluir açúcar, sendo um dos responsáveis pelo envelhecimento da pele. Siga uma dieta equilibrada, com muitas frutas e legumes, e dê prioridade aos alimentos frescos.

Aproveite também para eliminar totalmente o tabaco: o fumo é altamente prejudicial para a pele, torna-a baça e muda-lhe a cor.

5. Usar máscara uma vez por semana

Uma máscara é um miminho extra que a sua pele vai agradecer com o passar dos anos. Aplicada uma vez por semana, ajuda a hidratar em profundidade e a evitar o aparecimento de rugas.

Havendo, no mercado, muitas opções disponíveis, tenha o cuidado de escolher uma que se adeque ao seu tipo de pele.

mascara facial

6. Limpar a pele, sempre

Além de ser uma questão de higiene, a limpeza diária é uma estratégia eficaz para evitar o envelhecimento da pele. O tipo de limpeza que faz vai depender do tipo de pele que tem e, claro, dos produtos que usa.

Em peles saudáveis e sem maquilhagem, lavar a cara com água simples pode ser suficiente; em peles maquilhadas, uma limpeza mais profunda pode ser necessária para desobstruir os poros. Em todo o caso, tenha o cuidado de usar produtos apropriados, para não desequilibrar em demasia o PH da pele.

7. Fazer exercício físico

Parece difícil de acreditar, mas além de todas as vantagens conhecidas para o corpo e para a saúde, o exercício físico também tem um papel importante no controlo do envelhecimento da pele. E nem precisa de ser um exercício exagerado: basta manter uma atividade regular para notar que a pele se torna mais elástica, menos oleosa e mais viçosa. A explicação? O exercício físico reduz o cortisol, ajudando a pele a manter-se equilibrada e com bom aspeto por mais tempo.

exercicio fisico

8. Evitar o álcool

O álcool favorece o processo inflamatório da pele e, com o passar do tempo, pode até deixá-la bastante marcada. Se quer travar o envelhecimento da pele, corte as bebidas alcoólicas ao mínimo para manter o organismo limpo e saudável.