Maria João e Joana conheceram-se num curso de design de moda e cedo se tornaram inseparáveis. Anos depois, juntaram malas, bagagens e trapos, e decidiram seguir as estrelas. Foi do puro sonho de construir algo original e diferente na moda portuguesa que nasceu a loja online Les Filles: Eu estava a trabalhar em publicidade e a Joana estava a trabalhar como freelancer em make up e hair, mas faltava alguma coisa. Faltava um projecto só nosso, uma das coisas que fazia sentido era criar a loja dos nossos sonhos e foi isso que nós fizémos! Em Portugal ainda não havia nada assim, faltava alguma coisa com um feeling mais cute e mais fora, mas também quisemos trazer algumas marcas que adoramos mas que não se vendiam em cá, conta Maria João.

Quando navegamos pela loja online, os nossos olhos batem em peças muito especiais, carregadas duma energia electrizante pouco comum no e-commerce dos dias de hoje. Joana conta que é esse mesmo o propósito do Les Filles: Somos uma boutique com uma curadoria muito específica. O nosso objectivo é que entrem no nosso site e que sintam que é um pequeno mundo cheio de personalidade. Nós sabemos que isto é um nicho e que não vamos agradar a todas as pessoas, mas o objectivo também não é esse. É mesmo agradar a quem partilha da nossa estética.

Mas o sonho era mais profundo, e o processo de curadoria das peças foi mais além do que os nossos olhos conseguem ver. Para além do amor pela moda, o Les Filles tem preocupações sociais: Quando abrimos este site, uma das nossas preocupações era o fast fashion. Hoje em dia estamos numa luta constante contra as grandes superfícies e é muito difícil competir com elas. Mas o nosso objectivo nem é ir por aí, é mesmo escolher marcas e designs intemporais que produzem localmente e têm alguma preocupação ambiental, conta Joana. Quisemos criar uma coisa mais virada para o slow fashion. Todas as nossas peças pedem um investimento maior, devido aos materiais e à forma de concepção e produção, mas também duram muito mais tempo do que o que compramos na maioria das lojas! – remata Maria João.

O sucesso da plataforma está à vista. Hoje, celebram um ano de existência, de conquista e de amor – muito amor! – pelo projecto. E, foi em modo de festa, que decidiram aventurar-se no mundo físico e abrir uma pop up shop em pleno bairro de Campo de Ourique. Desde o início que queríamos abrir uma loja física, no entanto, o online tem menos custos e chega a mais pessoas. Com o aproximar do nosso primeiro aniversário, pensámos que esta era a oportunidade perfeita. E não podíamos estar mais contentes porque, para além de conhecermos pessoalmente os nossos compradores, ganhámos novos adeptos da nossa loja, termina Maria João.  

Pop Up Shop Les Filles

Rua 4 de Infantaria, nº29 a/b, Campo de Ourique, Lisboa

Até 13 de Maio, das 10h às 19h30