Tempo de leitura: 50 seg

Uma vez que na fase que atravessamos é imperativo que nos mantenhamos em casa, velhos hábitos como sair à rua para tomar café depois do almoço ou ir comprar pão logo pela manhã, devem ser evitados. Dessa forma, e porque fazer pão em casa pode ser uma excelente atividade para ocupar o tempo deixamos-lhe a receita de pão caseiro, sugerida por Filipa Gomes, apresentadora do programa “Prato do Dia” no 24 Kitchen – criou o movimento #PÃOdemia nas redes sociais – e com apenas 4 ingredientes sugere uma receita de pão super fácil e prático!

Agora, é só colocar as mãos na massa!

 

As medidas, segundo Filipa Gomes, são praticamente a olho, respeitando a proporção de 2 volumes de farinha para 1 de água. Nesta receita Filipa refere ainda que, a massa não precisa de ser amassada apenas misturada. Tornando aasim a tarefe mais fácil.

PÃO CASEIRO:

Ingredientes:

3 chávenas de farinha (cerca de 420gr)

1 chávena e 1/4 a 1/2 de água (300-360ml)

1 colher de café de fermento de padeiro seco

1 colher de chá de sal

Modo de preparação:

Misturar tudo, (começando por juntar só 1 chávena e 1/4, e se for necessário, juntar o resto) e deixar levedar por 8-12 horas (ou até 24h).

Quando esse tempo passar, enfarinhar bem a bancada (ou papel vegetal, que fica mais fácil) e deitar a massa. Puxar de fora para dentro algumas vezes até formar uma bolinha.

Virar a costura para baixo e deixar descansar tapado enquanto se pré-aquece o forno a 250° com uma panela la dentro (de ferro, de preferência, e que tenha tampa).

Assim que estiver escaldante, passem a massa para dentro da panela, tapem e levem ao forno por 30 minutos.

No final, é só tirar a tampa e assar mais uns 10 minutos para uma crosta bem crocante.

 

pao-em-casa

Artigo publicado a 22.04.2020