Categoria: Look Betrend
Título: Moda sustentável com Inês Costa
Tempo de leitura: 5 min
Data: 26 de Novembro, 2020

Convidámos a Inês Costa para falar sobre moda sustentável e sobre a coleção cápsula SMART GUESS ECO. As peças desta coleção são feitas com materiais e processos de fabrico ecologicamente conscientes. É, assim, a coleção que marca o compromisso da marca em se tornar líder na responsabilidade ambiental na indústria da moda.

Descubra esta coleção na Betrend Store, loja oficial da Guess Portugal.

 

Com uma página de Instagram com mais de 46 mil seguidores e um canal de Youtube com 3 mil subscritores, Inês Costa partilha com a sua comunidade outfits, inspiração “How to Wear” e ainda vídeos sobre viagens e as suas escolhas em saldos. Quisemos falar com ela sobre moda sustentável a fim de perceber a sua visão sobre o tópico.

 

 

 

 

 

Inês define o conceito de ser ecologicamente consciente como um modo de vida informado e consciencializado para o facto de que as escolhas que fazemos no nosso dia a dia têm impacto ambiental.

“A partir do momento em que temos isso em mente torna-se mais orgânico e mais fácil fazer as escolhas certas. Isso pode ir desde as refeições que escolhemos fazer, à forma como nos deslocamos, aos nossos hábitos de consumo de produtos pessoais, à moda, etc.”

 

 

“Tenho uma peça desta coleção que adorei especialmente: o vestido floral feito a partir da reciclagem de garrafas de plástico. Pode ser usado com umas botas de cano alto, para um look mais arrojado, como com umas combat boots para o dia a dia.”

Inês conta-nos ainda um episódio que viveu recentemente e que a marcou. “No início do ano, estive um mês na Tailândia e foi muito marcante para mim ver a quantidade de lixo que existe no mar. Foi um choque ver o contraste daquilo que nos aparece no Instagram com fotos paradisíacas do mar, com a realidade. Eu e o meu namorado passamos a manhã a limpar a praia.”

E na moda? A sustentabilidade é importante? A Inês acredita que sim!

“A indústria da moda é uma das mais poluentes. Na minha opinião, o caminho para a sustentabilidade tem de ser um trabalho de equipa entre marcas e consumidores. Reduzir o impacto negativo da Moda no ambiente é crucial. E apoiar as marcas que implementem novas iniciativas eco- friendly também é um bom investimento.

Para além disso, não só trabalho na área da moda como também partilho diariamente ideias de looks e maquilhagem com a minha comunidade online. Já há muitos anos que procuro partilhar marcas com qualidade, com durabilidade e com ideais compatíveis com os meus. Reduzi imenso o consumo de produtos, tendo atualmente mais atenção à sua composição.”

Uma mudança de hábitos é sempre um pouco desconfortável ao início, mas muito gratificante a médio e longo prazo. Deixei de usar certos produtos de plástico como as palhinhas de plástico – substituí-as por bambu ou inox.  Passei a utilizar sacos de algodão reciclado para transportar as compras. Uso escovas de dentes de madeira e passei a usar garrafa de água em aço inoxidável.

 

 

 

“Este conjunto é dos meus favoritos da coleção!”

“A minha peça preferida da coleção cápsula SMART GUESS ECO, é sem dúvida os jeans de cintura muito subida. Adoro a forma como se ajusta ao corpo, é uma peça muito versátil e pode ser usada tanto para um look do dia a dia como para uma ocasião mais formal.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois de estar mais sensibilizada para esta questão, apercebi-me de que existem imensas oportunidades de fazer as escolhas certas no meu dia a dia. Comecei a seguir algumas páginas que abordam a sustentabilidade e isso foi um abrir de olhos para mim

Também ficou fã da coleção SMART GUESS ECO para o outono/inverno?

Encontre a loja mais perto de si e descubra todas as novidades marca.