Para além dos desfiles e de toda a azáfama inerente à ModaLisboa, havia um espaço que, mesmo aqueles que não tinham convite, eram bem-vindos: o Wonder Room.

Wonder Room é um espaço que apresenta uma seleção de marcas designers portugueses, que iam desde o artesanado, ao têxtil, passando pela joalharia e pelo vestuário. Ao todo, eram dezoito marcas, que surgiram como uma necessidade à urgência da criação se tornar em comércio e este chegar ao seu público.

Escolhemos as nossas algumas das marcas presentes neste Wonder Room e pedimos que nos contassem a sua história:

Nova Barbearia do Bairro é uma marca que se inspira nas antigas barbearias e nos bairros típicos portugueses, para criar uma marca de perfumaria.

Quando é que começou a marca? E como é que a começou?

A marca tem sete anos e meio. Quisemos criar uma marca de perfumaria, que é algo que eu gosto e trabalho há 20 anos, uma marca portuguesa e como sou apaixonado por barbearias antigas e de bairros típicos, foi esse o mote.

E como está a ser a experiência no Wonder Room da Moda Lisboa?

Não é a primeira vez que vimos. É um espaço onde gostamos muito de estar porque queremos ser uma marca de moda e estar neste universo. Hoje, por exemplo, estamos a apresentar a nossa nova gama que é inspirada no Chiado, um perfume e uma gama de cuidados de barba que ainda não estão no mercado, só estarão dia 19.

Joana Ribeiro Joalheiros é uma marca de jóias que vai buscar à natureza toda a sua inspiração.

Quando e como é que começou a marca?

A marca começou em 2010, após terminar a licenciatura em design de joalharia. Começou por oito anéis que ganharam o prémio Jovens Criadores 2009, na categoria de joalharia, e a partir daí comecei a desenvolver a coleção até ao que é hoje.

É a primeira vez que estão na Moda Lisboa?

Sim, é a primeira vez. Nós somos de Matosinhos, no Porto, por isso não costumamos participar em muito eventos em Lisboa. Mas o  público está a aderir muito bem, tanto a nível de vendas como a nível de contactos com lojas. Está a correr muito bem!

Ironic é uma marca de t-shirts que prima por ilustrações únicas de personagens conhecidas e todo o público.

É a primeira vez que estão na Moda Lisboa?

Não, já tivemos em Março e voltámos agora. Não sei se voltaremos, ou se queremos estar sempre na Moda Lisboa porque não queremos cansar ninguém. Não queremos que as pessoas se cansem de nós. Talvez façamos um intervalo, ou quando chegar à altura talvez queiramos voltar. Não sei, logo se vê.

E como está a correr a experiência?

Está a ser óptima porque quando participamos no evento tentamos comunicar às pessoas que nos seguem que é ali que vamos estar. Então grande parte das pessoas vêm ter connosco, já sabem que estamos cá e vêm comprar as novidades. A outra metade são pessoas que não nos conhecem de lado nenhum, e que de alguma forma se surpreendem com a nossa proposta, que gostam.

Imagens © Teresa Costa Gomes