Mais um ano, mais uma cerimónia de prémios. O Teatro Dolby recebeu a 90ª edição de entrega dos prémios da Academia e as estrelas da sétima arte voltaram a brilhar numa época manchada pelos escândalos.

Desta vez, os coordenados all black, que dominaram os últimos grandes eventos do cinema e da televisão, foram colocados de lado e deram espaço aos vestidos coloridos. Em contraste com o encarnado clássico da passadeira vermelha, o cor-de-rosa, o castanho e os brancos ganharam protagonismo e foram as grandes apostas das atrizes. De Saoirse Ronan num vestido em rosa claro Calvin Klein ao fato em branco Berluti de Timothée Chalamet, os looks foram diversificados e cheios de estilo.

Quanto aos vencedores nas principais categorias da noite, Sam Rockwell e Allison Janney conquistaram a estatueta de Melhor Ator e Atriz secundária; Gary Oldman e Frances McDormand conquistaram o Óscar de Melhor Ator e Melhor Atriz e, o mexicano Guillermo del Toro, venceu na categoria de Melhor Realizador. Por fim, Faye Dunaway e Warren Beatty voltaram ao palco para apresentar o vencedor na categoria Melhor Filme. Desta vez, o grande vencedor foi The Shape of Water, de Guillermo del Toro, que venceu assim 4 das 13 categorias para as quais estava nomeado.