Sandra Almeida é maquilhadora há 15 anos e senhora de um currículo invejável: foi Senior Artist na MAC durante anos e anos; participou em inúmeros desfiles das Fashion Weeks internacionais (sim, aqueles desfiles!); criou um blogue, o Beauty Market Makeup. O seu mais recente projecto é dirigir o Atelier Room B, localizado num palacete lindo na Avª da Liberdade, onde se juntou ao amigo, Pedro Crispim, para criar uma verdadeira escola de Moda. Lá, disponibilizam  cursos profissionais e workshops, na área da do styling e, claro, beleza (Sandra dá aulas de maquilhagem profissional e também de auto-maquilhagem).

Tem uma colecção de cosméticos invejável e muitas histórias de bastidores para contar. Maquilhou as modelos mais perfeitas do mundo, mas foi na MAC que aprendeu a lidar com mulheres reais. Hoje em dia, Sandra está mais que pronta a partilhar esse conhecimento com quem entra pelas portas do Atelier Room B.

Formou-se em Antropologia, mas a maquilhagem foi aquilo que escolheu fazer. Em 1998, enquanto trabalhava na Fashion Clinic e na My God, nas Amoreiras, costumava recortar imagens de revistas e tentava reproduzir o que lá via nas suas clientes, nos dias em que lá iam vestir-se para festas. Nessa altura, foi incentivada a falar com a maquilhadora Antónia Rosa, com quem aprendeu muito, e nunca mais parou de maquilhar.

Sobre a experiência na MAC, diz-nos que foi enriquecedora: “pude perguntar os porquês, “porque é que faz? Porque é que não faz? Porque é que usa azul? Porque é que usa cor de rosa? Porque é que simplesmente não usa nada?” E as respostas começaram a vir. Ganhei muita bagagem nisso. Ajudou-me muito a perceber as necessidades das pessoas.” Ao mesmo tempo que maquilhava pessoas reais, nunca largou o fabuloso mundo da moda.Quando surgiu a oportunidade, começou a fazer Fashion Weeks internacionais e a trabalhar com os grandes nomes da maquilhagem: Lloyd Simmons, Charlote Tilbury, Tom Pecheux… entre outros. Gostei muito de trabalhar com os grandes nomes porque há sempre técnicas diferentes para aprender, há produtos que não conheces… não sabia que era tão difícil. Nesse desfiles, cada vez que as modelos entram e saem da passerelle são retocadas, sempre! Tu vê-las ali, todas alinhadas, e nem sabes quem maquilhaste… estão tão iguais, tão perfeitas que já nem as distingues. Esse rigor fez-me muito bem.”

Todas estas experiências deram-lhe maturidade profissional “senti-me uma maquilhadora a sério e comecei a acreditar no meu instinto, percebi que sou muito boa a antecipar tendências, por exemplo.”

Pedimos-lhe que partilhasse alguns truques com as leitoras betrend. E aqui estão eles:

1- Enquanto o sol brilha e as peles ainda estão bronzeadas, há quem prefira não usar base mas não goste de se ver com a pele au naturel. Nesses casos, Sandra aconselha a que substitua o seu fond de teint por por BB Cream, que é muito mais leve. Substitua também o seu batom por um hidratante de lábios com cor!

2- O Bronzing Powder também é chamado de caixinha da saúde e há boas razões para isso. De manhã, depois de corrigir um pouco a pele, aplique pó bronzeador nas maçãs do rosto para fazer de blush e de seguida, aplique-o também nas pálpebras. Funciona dando uma cor muito leve, para além de realçar a máscara das pestanas. “Isto funciona mesmo!”, diz-nos.

3- A terceira dica é especialmente indicada para quem gosta de realçar os lábios usando batons de cores fortes. “Pegue num bocadinho de batom e aplique nas maçãs do rosto. Basta um pontinho! Depois esbata com os dedos e terá um blush na mesma tonalidade do batom que está a usar. As maçãs do rosto parecem imediatamente mais altas!

4- Quanto ao corpo: Misture óleo bronzeador no frasco de hidratante corporar. É uma forma rápida, muito prática e eficaz de dar cor e brilho à pele do corpo!

 

Saiba mais sobre Sandra Almeida e o Atelier Room B aqui.