Tempo de leitura: 5 min 28 seg
Data: 21 de julho, 2021

Com o verão a chegar em força, o sol pede uma ida à praia e começa o desafio: o que levar para comer? Snacks para a praia.

Selecionámos algumas sugestões que resistem ao calor, são fáceis de preparar e respeitam a sua dieta.

Snacks para a praia fáceis de preparar

Saladas

As saladas são um bocadinho mais exigentes no que respeita à conservação, mas, ainda assim, dão bons snacks de praia. Por serem leves, não obrigam a um intervalo longo entre as refeições e os banhos de mar.

Além da tradicional alface, a salada pode levar fruta laminada, frutos secos, queijo curado e/ou tomate cherry. Se quiser adicionar proteína, pode juntar atum ou leguminosas (feijão frade ou grão de bico, por exemplo).

salada

Muffins salgados

São várias as receitas online que nos ensinam a fazer muffins salgados – alguns concebidos mesmo de propósito para completarem os lanches para a praia.

Dependendo dos ingredientes, podem ser snacks de praia amigos da dieta e são fáceis de transportar numa caixinha pequena.

Se não estiver com tanta vontade de manter a dieta, também pode fazer muffins doces. Não são tão amigos da barriga, mas férias que se prezem têm de incluir um ou outro docinho.

Cenoura

Provavelmente, a cenoura não é a primeira coisa que lhe vem à cabeça quando pensa em snacks para levar para a praia, mas a verdade é que este legume é doce, fresco e muito resistente às temperaturas do verão.

Antes de sair de casa, descasque duas ou três cenouras e parta-as em pedaços. Guarde-as numa caixa e pode ir petiscando ao longo do dia, porque o sumo da cenoura vai saber-lhe bem e até dar alguma sensação de frescura.

Adicionalmente, a cenoura é boa para a pele – e, consequentemente, ajuda a conseguir um bronzeado bonito e uniforme.

cenoura

Bolachas de milho

As bolachas de milho são quase obrigatórias para quem procura snacks saudáveis para a praia. Não sendo suficientes para servirem de base alimentar para o dia todo, ajudam a controlar a fome sem correr atrás da banca dos gelados.

Por serem feitas de milho, água e sal (ou arroz, água e sal), estas bolachas também resistem muito bem ao calor, além de serem muito leves e fáceis de transportar.

Sanduíches

As sanduíches são snacks de praia clássicos e merecem bem a popularidade: podem ser preparadas com muita antecedência, são fáceis de transportar e comem-se em qualquer lado.

Só tem de ter cuidado com os ingredientes, que devem ser escolhidos a pensar no clima que vão enfrentar. Por exemplo, se está muito calor e não tem como manter a frescura dos alimentos, deve evitar os ovos e a maionese.

Para os mais preocupados com a dieta, há ainda ingredientes leves e refrescantes que se tornam quase obrigatórios: o abacate, a fruta laminada e a manteiga de amendoim compõem snacks saudáveis, saciantes e resistentes a horas de diversão ao sol.

sanduiche

Ovo cozido com tomate cherry

Este é um daqueles snacks de praia que fazem bem as vezes de almoço, para não ter de abandonar a toalha. Guarde numa caixinha um ovo cozido e meia dúzia de tomates cherry cortados ao meio. Pode deixar assim natural ou temperar com sal, azeite e ervas a gosto.

Se for preparado sem gordura (por exemplo, sem azeite), este lanche até pode ser comido à mão.

Fruta desidratada

Fácil de comprar, fácil de comer e resistente a tudo o que é preciso. A fruta desidratada é dos melhores snacks de praia e pode comê-la sem culpa.

Como vem sempre em embalagens resistentes, nem sequer precisa de grande logística para transportar ou conservar.

fruta desidratada

Tostas com manteiga de amendoim ou de amêndoa

Estes snacks de praia têm uma dupla vantagem: por um lado, são saudáveis e altamente saciantes, porque a manteiga de amendoim (ou de amêndoa) é extremamente eficaz a acabar com a fome; por outro lado, resistem muito bem ao calor, porque nenhuma das manteigas se estraga.

Se pode fazer as mesmas tostas com manteiga normal? Pode, mas vai precisar de comer mais para ficar sem fome.

Aproveite ainda para ver as nossas sugestões de looks de praia e os acessórios mais indispensáveis do verão.