De forma a marcar a Semana Internacional do Optometrista, o Betrend convidou Micaela Viegas, optometrista especializada do grupo Optivisão, para poder desmitificar alguns mitos sobre a visão.

Mito ou Verdade?

A Optometrista Micaela Viegas responde:

Os diabetes causam cegueira?

Verdade, quando não controlados os níveis de açúcar no sangue adequadamente pela alimentação ou medicação, os diabetes podem a médio prazo provocar lesões progressivas na retina e vasos sanguíneos, levando à falta de visão e em casos mais graves à cegueira. As doenças mais comuns associadas a diabetes são as cataratas e a retinopatia diabética, estas podem ser despistadas numa simples consulta de rotina da especialidade.

 

Usar produtos de beleza fora de validade e de outras pessoas pode fazer mal aos olhos?

Verdade, os produtos de beleza não devem ser usados fora de prazo porque podem provocar irritações oculares e da pele bem como alergias graves. Quanto ao usar produtos emprestados, temos que ter em conta a possibilidade de contaminação bacteriana mesmo que não intencional. Logo, devemos ter atenção aos sinais de contaminação ou validade tais como por exemplo: alterações da cor, cheiro e humidade, etc.

 

Olhos claros são propícios a ter mais problemas que os olhos escuros?

Mito, na verdade a única diferença que as pessoas de olhos claros têm é que são mais sensíveis à luz devido a menor pigmentação da Íris para as proteger da luz do sol. Quanto à visão é a mesma em toda as cores de olhos. 

 

Os óculos graduados corrigem mais a visão que as lentes de contacto?

Mito, na verdade cada pessoa deve optar por aquilo que melhor se adapte para os seus olhos, desde que aconselhado por um especialista na área. É claro que nem todas as pessoas podem usar lentes de contacto, tendo que ter ciente que o uso das mesmas exige regras especificas para a sua utilização, pois temos que ter sempre em conta a saúde visual do paciente em primeiro lugar.

 

Só deve ir ao oftalmologista quem tem problemas de visão?

Mito, todas as pessoas devem ir a um especialista de visão desde as primeiras idades (2 anos) e idade escolar (entre 6 e 7 anos de idade) depois disso, deve fazê-lo com a regularidade que lhes for indicada pelo especialista, tendo este sempre em conta o problema de visão de cada paciente.

 

É errado abrir os olhos debaixo da água doce e salgada? 

Meia-verdade, podemos abrir os olhos debaixo de água desde que em períodos curtos, em períodos mais longos devemos usar óculos de natação que nos irão proteger das irritações oculares que surgem do contacto direto dos olhos com a água salgada e com cloro.

Conheça a primeira parte deste artigo com a

optometrista Micaela Viegas, aqui

Artigo publicado a 31/03/2019