De forma a marcar a Semana Internacional do Optometrista, o Betrend convidou Micaela Viegas, optometrista especializada do grupo Optivisão, para poder desmitificar alguns mitos sobre a visão.

O papel do Optometrista é muito importante na realização de saúde visual como forma de prevenção, sendo que o seu compromisso para com a Organização Mundial de Saúde é reduzir a cegueira em 25% durante este ano. Ao visitar um Optometrista, garante que está a criar um impacto positivo na sua saúde visual.

Mito ou Verdade?

A Optometrista Micaela Viegas responde:

A cenoura faz bem à visão? 

É uma meia verdade, pois as cenouras mesmo não sendo um superalimento, contém um nível alto de beta-caroteno substância essa que ajuda na transformação de vitamina A que é essencial para os nossos olhos. Como é claro, para que isso aconteça é necessário uma alimentação equilibrada não sendo suficiente comer só cenouras. Em resumo as cenouras são importantes para a nossa saúde ocular, mas existem outros alimentos como por exemplo, os espinafres a couve e o fígado que tem também grandes quantidades de vitamina A.

É errado usar os óculos de outra pessoa?

Verdade, os óculos graduados são um utensílio pessoal e não devem ser usados por outra pessoa, não fazemos isso com a escova de dentes porquê fazê-lo com os óculos graduados? Cada pessoa tem a sua graduação e os óculos são feitos com as suas medidas (medidas personalizadas para a montagem dos óculos), os óculos errados podem causar-lhe dor de cabeça, tonturas e fadiga ocular podendo provocar outros problemas visuais.

Coçar os olhos pode criar lesões?

Verdade, coçar os olhos pode causar problemas. A comichão ocular pode aparecer por vários motivos, condições climatéricas, infeções, alergias e cansaço ocular, etc. O coçar os olhos é um ato reflexo que é feito sem os cuidados de higienização primários, como lavar as mãos. Podemos com isso simplesmente provocar uma infeção ocular, como a conjuntivite bacteriana ou então outros problemas como ulcerações na córnea ou até descolamento de retina. Para aliviar a comichão devemos primeiro evitar coçar e depois limpar os olhos com soro fisiológico ou gotas humidificantes.

Ler às escuras faz mal?

Verdade, ler em ambientes mal iluminados provoca cansaço temporário aos olhos, pois com pouca luz as nossas pupilas dilatam para aumentar a entrada de luz e também a profundidade de foco, logo quem lê ás escuras faz mais esforço ocular e o resultado é o cansaço e as dores de cabeça.

Ficar muito tempo em frente da televisão e do computador prejudica a visão? 

Verdade, o uso em excesso de aparelhos eletrónicos pode causar danos à visão como fadiga digital, agravamento da miopia, hipermetropia e astigmatismo. No caso da fadiga digital temos como sintomas mais comuns olhos vermelhos, secos ou lacrimejantes, sensação de peso palpebral, dores de cabeça, entre outros. O uso de monitores também aumenta o esforço dos músculos oculares que levam à fadiga e ao aumento das ametropias que já falamos. 

Os óculos escuros protegem a visão? 

Verdade, protegem se as lentes forem as adequadas, estas devem ter a proteção contra a radiação prejudicial que pode danificar a córnea, o cristalino e a retina.  Sem essa proteção para a radiação UVA e UVB, as lentes podem causar danos oculares piores do que se não tivéssemos nenhuns óculos de sol colocados. Devemos ter atenção ao local onde se compram os óculos, pois estes devem ser adquiridos em locais credenciados (óticas).

Usar produtos de beleza fora de validade e de outras pessoas pode fazer mal aos olhos?

Saiba a resposta no próximo artigo com a Optometrista Micaela Viegas.

Artigo publicado a 30/03/2019